Colchonetes
A fábrica de espuma para colchões ou colchonetes é responsável pela produção de espumas expandidas, que são fabricadas seguindo sempre uma mesma fórmula básica. Entretanto, dependendo da utilização que se vá fazer da espuma expandida, ela poderá se apresentar como laminada ou em bloco.
O processo básico de fabricação de qualquer espuma na fábrica de espuma para colchões e colchonetes consiste em misturar os ingredientes em forma líquida e, ao final, um agente químico faz com que essa mistura líquida se expanda numa espécie de fermentação. A expansão da espuma se dá sob condições controladas e, assim, é possível manipular as suas características.
Blocos de espuma expandida na fábrica de espuma para colchões e colchonetes são fabricados em peças de grandes dimensões para facilitar cortes nos quais a espuma laminada não seja adequada (espessura acima de 3 cm). Além disso, na fábrica de espuma para colchões, o bloco permite que se recorte uma peça inteira já no tamanho final da peça a ser manufaturada, como um colchão de solteiro ou de casal.
BENEFÍCIOS DA FÁBRICA DE ESPUMA PARA COLCHÕES OU COLCHONETES
Uma fábrica de espuma para colchões pode utilizar espuma expandida na fabricação de travesseiros. Mas o processo serve para qualquer tipo de peça modelada, como um banco de nave espacial, por exemplo.
No caso da espuma expandida laminada, primeiro é fabricado um cilindro de espuma expandido e depois uma máquina vai laminando, ou seja, com o emprego de uma lâmina vai transformando o cilindro em uma grande peça plana, como se fosse uma peça de tecido, com 2 mm até 5 cm ou 6 cm de espessura. Na fábrica de espuma para colchões, as espumas expandidas laminadas são utilizadas somente no bordado junto ao tecido do tampo do colchão.